terça-feira, 9 de outubro de 2007

Texto para me libertar!

A solidão é um investimento que pode trazer lucros incalculáveis. Mas também é um risco que corremos no presente.

Compreensão de si mesmo é a tradução deste lucro. Mas isso é um estágio avançado.

A 1ª instância, o que se adquire é a percepção de uma fase individual. E quando a existencia de um individualismo é notada - vale ressaltar que notar a solidão abrange também senti-la - é comum que ocorra um leve desespero.

Nesta fase perceptiva da solidão ocorre um efeito bola de neve no emocional do indivíduo. Elas ganham vida e saem do inconsciente querendo expandir seus territórios. Vale dizer que ainda não são emoções puras, pelo contrário, por residirem no Abismo do inconsciente elas são imaturas e não se importam com a lei de causa e efeito.

Compreender essas emoções, alimenta-las, educa-las e até trata-las com cordialidade ajudará muito para torna-las puras e galgar o passo seguinte.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Até aqui a solidão abriu os portais do inconsciente permitindo que as emoções saissem de vez, como um maremoto. O ideal seria permitir a passagem dela aos poucos, mas a natureza não possui uma regra que funcione em todos os reinos. Portanto depois de avaliados os estragos, reconstruidas as casas e repovoando os desabrigados vem a 2ª catástrofe de ordem Iniciática.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesta segunda instância é o momento para filtrar e separar a emoções. Separar o joio do trigo num jargão popular. Depois de colhido é hora de usa-lo para seus devidos fins, canalizar e direcionar os pensamentos para os objetivos que desejarem.

E como verão adiante somente as emoções que preveram este segundo estágio terão onde se esconder e sobreviver a ele.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesta fase de ação a mente terá uma velocidade incrível sendo capaz de apontar soluções e/ou problemas - nem sempre com uma ordem lógica - com maior objetividade, clareza e espontaneidade.

Será como um furacão. Caso o solitário não se esconda rapidamente embaixo da terra esses pensamentos o levarão sabe-se lá para onde.

Logo após a passagem ferina da mente deve-se sair e recolher o que se manteve intacto. Pois as emoções e as idéias que sobreviveram, já estando educadas, são os lucros palpáveis e garantidos que a solidão tem a oferecer.

Os riscos são: ferir-se, perder-se ou se conformar em algum momento das Iniciações. Mas esses desafios são necessários - ainda que cansativos e dolorosos - e mesmo que não se esteja ciente deles, vale a pena apostar no que a solidão tem a lhes oferecer.

07/10/2007 21:37
Pedro Alves

Nenhum comentário: